25/05/2008

Equilíbrio Biopsicossocioespiritual

por Simone Ferreira

Não é de hoje que o homem vem despertando e ampliando a visão sobre si mesmo e até a ciência, principalmente os profissionais da área da saúde estão começando a ver o ser humano como um ser holístico e não fragmentado, mas como ser biopsicossocioespiritual.
Neste sentido, quanto maior for nosso estado de consciência de quem somos, mais estaremos em sintonia com nossa alma tendo mais claro nosso propósito e missão na vida. E é por isso que nossa natureza precisa ser conhecida, alimentada, respeitada e equilibrada nos seguintes níveis:
Biológico: é o cuidar do corpo. Nossas necessidades físicas precisam estar bem atendidas. Que necessidades são estas? alimentação, sono e exercícios. Precisamos comer com equilíbrio, com bom senso lembrando que não vivemos para comer , mas o contrário. Precisamos repor nossas energias e isto se dá através do sono e precisamos cuidar para não adquirirmos o péssimo hábito do sedentarismo, daí a necessidade de exercícios físicos.
Psicológico: são as nossas necessidades emocionais, afetivas, mentais e intelectuais.É estarmos em harmonia com nossas emoções , nossos afetos .....
Social: é o equilíbrio na convivência com o outro, com os vários grupos onde estamos inseridos, harmonizar nossas trocas afetivas e a comunicação, procurando o diálogo adequado e fraterno.
Espiritual: tem a ver com questões altruístas, em ter um propósito, em fazer o bem aos semelhantes, em cultivar a esperança e principalmente ter fé. É a nossa maneira de nos conectarmos com o Divino.

Nosso ritmo de vida muitas vezes nos impede de vivermos em harmonia mas se desejamos a felicidade precisaremos estar em equilíbrio nestes 4 níveis. É um desafio e tanto, mas cá entre nós, é muito bom termos um desafio na vida.

Referências:  Estressado, eu?  ROSSI, Ana Maria - organizadora, Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário