03/06/2009

Pensando sobre o Preconceito


por Simone  Ferreira

Não é novidade que todos carregamos preconceitos dentro de nós. Se pensarmos no que a palavra significa veremos que, segundo o Dicionário Aurélio, a palavra preconceito é: "conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida".
Isto nada mais é do que julgarmos algo ou alguém de modo precipitado, sem uma análise e uma reflexão mais profunda. Por isto, todos nos portamos de maneira preconceituosa em diversos momentos do nosso dia-a-dia. A origem e “disseminação” do preconceito se dá por vias psicológicas, histórica, cultural e pelas mútuas relações que estabelecemos. Nossa visão equivocada nos faz rotularmos as pessoas e passamos a vê-las a partir de rótulos, desconsiderando outros papéis que desempenham e suas singularidades. Para abolirmos o preconceito que há em nós acredito que será necessário, entre outras coisas, a constatação e a aceitação da diversidade humana, portanto, é normal ser diferente pois somos seres únicos, incomparáveis e isto é belo. Também será necessário uma postura de aprendiz, uma vez que o preconceito é fruto da ignorância, do desconhecimento, precisaremos então querer aprender sobre a diversidade do ser humano.
Gosto da fala do psicólogo Ari Fernando Maia quando diz que o preconceito enrijece o sujeito e o torna frio. Enrijece porque a pessoa é incapaz de produzir um pensamento flexível, e eu acrescento: reflexivo. Então, convido todos (as) ao exercício do pensamento reflexivo analisando a maneira como encaramos o jeito de ser e estar das pessoas. Segue abaixo um link onde teremos a oportunidade de pensar um pouco mais sobre esta questão.
Um fraterno abraço.

http://www.youtube.com/watch?v=HnM1Hh-166I

Nenhum comentário:

Postar um comentário