06/04/2011

Inteligência Espiritual

Para expandir a qualidade de vida, a espiritualidade deve propiciar o desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência:
1 - Aprender a expor e não impor as idéias. Deve-se expor o que se pensa e o que se crê e não impor as idéias. Após expô-las, deve-se dar liberdade para os ouvintes rejeitá-las ou aceitá-las.
2 - Pensar antes de reagir. A inteligência espiritual deve contribuir para o desenvolvimento da arte de pensar, lapidar os instintos, estancar a agressividade, o ódio e a raiva.
3 - Capacidade de tolerância e solidariedade. A tolerância é a arte de respeitar as diferenças e a solidariedade é a arte de perceber as dores e necessidades dos outros e procurar supri-las.
4 - O amor pela vida e pelo ser humano. A espiritualidade deve contribuir para o enriquecimento da emoção humana, desenvolvimento da sensibilidade, capacidade de perdão, compreensão, inclusão.
5 - Sabedoria.  A inteligência espiritual deve expandir a capacidade de reconhecimento dos erros, percepção das limitações, compreensão dos amplos aspectos da existência.

Fonte: CURY, Augusto. 12 semanas para mudar uma vida pág. 215

Nenhum comentário:

Postar um comentário